sexta-feira, 25 de maio de 2007

Sobre Nossa Disciplina no Pead



Prezadas Alunas,






recomendo que você assistam ao filme (em DVD) Uma Vida Iluminada (Everything is Illuminated). Trata-se de um belo filme que nos ensina bastante sobre Memória e história.



O filme é o primeiro longa de Liev Schreiber, baseado no livro de Jonathan Safran Foer, Tudo se Ilumina, editado pela ROCCO. O elenco tem participações de Elijah Wood (Jonathan)Eugene Hutz (Alex Perchov)Boris Leskin (Pai de Alex).



Bem, apenas gostaria de salientar que o filme encanta pela fotografia e pelo modo como nos propõe o debate sobre o método historiográfico e a memória. O drama nos impõe a pergunta sobre o sentido do passado e sobre qual o papel da memória na escrita da história que fazemos no nosso presente. Enfim, não quero comentar demais, deixo que vocês, se puderem (num daqueles momentos de lazer) assistam o filme e, quem desejar, poste comentários neste espaço!

4 comentários:

Uma mulher... disse...

Olá prof!
Já coloquei o link do seu blog no meu. ok?
Esse filme que sugeres eu ainda não pude assistir, mas assim que puder farei isso.
No semestre passado usavamos o blog como forma de comunicação entre os alunos, comentavamos os trabalhos postados nele, talvez possamos voltar a fazer isso.
Um abraço!

Nadie Christina disse...

Prezado Prof. Nilton,

Inicialmente gostaria de parabenizá-lo pela construção do blog e apresentação da sua proposta. Estão ótimos!!! Fui professora do Seminário Integrador em Três Cachoeiras, no semestre passado e atualmente estou fazendo um "sandwich" em Austin, Texas, US. Como aqui não tenho acesso aos filmes em português fiquei encantada quando encontrei (no blog) o filme sugerido com título em inglês. Não me encaixo extamente no perfil daqueles a quem se destina o blog...porém, não resisti diante da possibilidade de aprender mais com sua paixão pela Idade Média. Minha área de pesquisa é alfabetização e letramento e meus estudos focalizam as diferentes tecnologias utilizadas no registro escrito. Aqui cursei algumas disciplinas que enfatizavam a grécia antiga e o período pós Guttemberg. Assim, se houver a possibilidade de disponibilizar um espaço para reflexões interdisciplinares eu adoraria!
Um abraço
Nádie

Rute Favero disse...

Olá, Prof. Nilton!
Eu fui professora (SI) e coordenadora de TC. Nos conhecemos na primeira reuniao do grupo.
Parabens pelo Blog. O legal é fazer um blog para os alunos, algo q eles possam aproveitar. O conteudo q pretendes colocar aqui é apaixonante para qquer um. Nao sou grande conhecedora de historia (a informatica rouba mt tempo), mas a proximidade (sul da italia - 2001) com os locais onde mts fatos ocorreram me deixou extasiada.
Quiçá, agora eu consiga adquirir um conhecimento maior! Ah! Já anotei o nome do filme.
Um abração
Rute

Prisla Calvetti disse...

Oi Prof. Nilton,
Apaixonante a dica de filme. Anotei aqui para vê-lo. Para mim, a Europa é a história viva da Idade Média. Fiquei encantada e ao mesmo tempo me senti vivendo este tempo. Penso que podemos conhecer e sentir melhor a Idade Média, independente de viagens tão longas. Cada um tem sua história de vida, origens, estas que certamente se relacionam com as escolhas de hoje. Parabéns pelo trabalho! Podes contar comigo no que precisares no desenvolvimento das atividades em TC.
Abraço, Prisla (Tutora)